Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







domingo, 2 de maio de 2010

PROCURANDO A PAZ INTERIOR



Nesse momento em que escrevo essas linhas, estou sentado exatamente sob uma mangueira que tenho no jardim da minha casa. Ela me proporciona uma sombra confortante e perfeita para se descansar e escrever. E por falar em jardim, hoje tomei coragem e acabei de limpá-lo. Às vezes é legal a gente fazer isso: limpar o nosso jardim.
Meu cachorro Bope, um Boxer, fica sempre a espreita só me olhando e imaginando o que estaria eu fazendo ali. Às vezes, o sacana chega bem mais perto de mim e me dá uma cheirada no braço só para se certificar se eu estou mesmo atento ou quem sabe talvez para me dizer: "estou por aqui, o. k.?"
 
Os mobiles - chama-ventos - que tenho pendurados na varanda, tilintam reclamando quando o vento passa por entre eles. Parecem trazer um pouco de vida ao silêncio. Tudo exala paz ao meu redor. Latidos ocasionais dos cachorros da vizinhança eu ouço ao longe, mas eles não me incomodam. O chilrear dos pássaros cruza sobre minha cabeça quando os pequeninos emplumados passam voando para pousarem nos galhos da mangueira ou dos outros arbustos que também moram no meu jardim.

Gente! Um tempo aqui! Porque meu cachorro acabou de implorar minha atenção! E olha que vocês nem imaginam o que ele faz para chamar a minha atenção. Quase desabei da cadeira.

Pronto! O tanque canino cansou e se deitou finalmente. Agora sim posso voltar a escrever depois, claro, que acabei de remover a baba do meu braço e limpei os arranhões da minha pele. Dá para se ter uma ideia agora, não é mesmo?

Enfim, buscar tudo isso, essa paz que a natureza gentilmente nos proporciona, é descobrir o seu próprio cantinho... Ufa! Paz afinal. E que bom que o meu cachorro dormiu! Dá para escutar seu ronco ao meu lado. E como ele ronca!

Voltando ao contexto, sugiro que você procure sempre limpar o jardim de sua vida. Aparar as arestas dos seus problemas caso não dê para arrancá-los pela raiz. Arranque de vez as suas manias. Regue os bons pensamentos para que eles cresçam e floresçam. Ouça a voz dos pássaros chilreando cheias de conselhos para você seguir ou não. Não deixe que os latidos que vêm de longe te chateiem, você é dono de sua vida e sabe, melhor do que ninguém, como deve vivê-la.
 
Vou ficando por aqui, porque meu Boxer acabou de despertar com o barulho da buzina de um carro que acabou de passar e me olhou com a língua de fora. Ponto, acabou-se a minha paz... Mas, isso não importa agora, pois eu sei muito bem onde encontrá-la de novo caso precise.

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa", encontre-a você mesmo.

Um comentário: