Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







terça-feira, 4 de maio de 2010

NOSSOS MEDOS

O GRITO (Edvard Munch - 1893)

Todo mundo tem medo de alguma coisa na vida. Dizer o contrário ou é estar mentindo ou é fingir ser corajoso, o que no fundo é a mesma coisa. Fobia, medo, paranóia ou seja lá como for chamado esse sentimento tão comum, todos nós bem sabemos que o medo está presente em nossas vidas e principalmente em quase todas as religiões.
Medo é uma forma de controle da massa. Explicando melhor, o medo é uma forma de manter as pessoas sob controle efetivo quando bem usado. E essa técnica é uma forma ardilosa que muitas religiões se valem para controlar o ímpeto dos seus fiéis.:"Tendo o povo em suas mãos, o controle se torna eficaz", assim dizem os controladores de massa e maiores ditadores no mundo.
Qual é o seu tipo de medo? Porque certamente algum você tem. Medo de barata? Medo do escuro? Medo de morrer? Medo de doenças? Medo de envelhecer? Medo de assalto? Medo de muita gente? Medo de subir no palanque para discursar? Ou tudo isso junto?
O meu medo pessoal é o de envelhecer, perder a consciência, a razão. Ficar como aqueles velhinhos que têm aquela cara murcha e cheia de pregas ao redor. Fútil, eu sei, mas é meu medo, ora bolas. E esse medo que tenho vejo em muita gente por aí.
 
Mas no fundo mesmo, o importante não é o medo em si. O importante é saber como lidar com nossos medos; saber como os controlar. Assim como muitos o usam, controlam, para assim controlarem pessoas inocentes de espírito e bons de coração. Sabermos que nem sempre essa fobia pode nos atingir diretamente ao menos que a deixemos fazê-lo. 
Certa vez li num livro chamado "O Segredo" que nossos pensamentos funcionam como uma espécie de imã que "puxa" as coisas para nós mesmos. Por exemplo: Se pensamos "isso não vai acontecer porque tenho medo" é quando realmente acontece. Se você reparar, o medo está incutido nesse pensamento: "o simples medo de acontecer."

Por que sentimos medo afinal? Está aí uma boa pergunta. Realmente não sei dizer. Você até pode encontrar muitas vezes o "medo de morrer" como resposta imediata para essa pergunta. Mas muitas vezes as pessoas não tem medo da morte. Aí essa resposta se torna uma resposta vaga, furada.
 
Mas, e aquele medo que as pessoas têm de insetos, por exemplo. Não vai me dizer que, por acaso, uma baratinha de 5 cm irá surgir das profundezas para arrancar a sua cabeça com enormes e potentes garras serreadas?
 
E se não forem insetos? Se forem pequeninos lagartos,  como a lagartixa, por exemplo? Fico imaginando uma lagartixa abrindo sua enorme bocarra cheia de dentes envenenados correndo para lhe morder... Pode até arrancar uma perna ou um braço! Caramba, terríveis esses lagartinhos.
 
Venhamos e convenhamos..., somos todos vítimas de nossos próprios medos. Então, quando você sentir algum medo, por mais aterrorizante que seja, recorra a velha e infalível simpatia que a vovó lhe ensinou: feche os olhos, respire fundo e diga: QUE MERDA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário