Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







quinta-feira, 6 de maio de 2010

PUSILÂNIME

Uma vez me deparei com a palavra "pusilânime", então pensei comigo: "Que palavra é essa?" Pusilânime, segundo o "pai dos burros", significa pessoa fraca, covarde, temerosa, desanimada ou que tem pouca energia. Em resumo: um pobre coitado...



As pessoas são providas de fragmentos de sentimentos soltos. De pensamentos e atitudes, que juntos formam uma espécie de mosaico pessoal. Esse mosaico por sua vez representa a personalidade de cada um. A personalidade exterioriza o nosso caráter pessoal. Ou seja, como nós somos. 

Os pusilânimes têm uma personalidade submissa, não têm atitude e quase sempre nem se preocupam com o que acontece à sua volta. Geralmente são vitimistas, gostam de se apegar como parasitas às pessoas de forte caráter e decididas. Tentam delas tirar algo que eles mesmos não têm. Um alimento vital que nutra sua pequenice.
Algumas pessoas os associam aos "vampiros", pois o que um pusilânime sabe fazer de melhor é "vampirizar" as pessoas. Um vampiro todo mundo já sabe, é um sugador de energia (sangue). Portanto, todos nós um dia podemos ser vítimas desses seres obtusos e pragmáticos. Tenha cuidado com eles. 


Dois exemplos típicos de pusilânimes clássicos, no meu entender, são o político e o líder espiritual. Os dois usam as fraquezas das pessoas para dominá-las; fazem promessas o tempo todo que sabem não irão cumprir; descobrem ardilosamente onde está o desejo mais reprimido da pessoa e ali se instalam como verdadeiros parasitas que são, sempre levando uma palavra e confortante amiga para sugarem delas aquilo que irá nutrir seus egos. São profissionais nessa arte, não duvidem disso. 


Por curiosidade, eu coloquei o nome "PUSILÂNIME" no Google e busquei em imagens. Adivinha o que apareceu salpicando a tela com vários ícones? Imagens de políticos e religiosos! Vá em frente, faça a mesma pesquisa. Você vai se surpreender.
É.., creio que não foi somente eu quem teve essa impressão.


Hugo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário