Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Emburrecendo"



Certa dia, enquanto degustava de um prazeroso café, numa manhã de domingo ensolarado de verão, abri o encarte de um jornal de grande circulação do Rio de Janeiro e me detive num assunto interessantíssimo: "Pessoas sensatas".

A autora do referido artigo foi muito feliz ao escrever que as pessoas ditas sensatas estão "desaparecendo" do nosso meio. Para exemplificar o escrito, disse ela que "as pessoas sensatas conheceram pessoas insensatas e desta união nasceram mais pessoas insensatas".

O que é a pura verdade!

Aproveitando a bela dissertação da colunista e escritora, peguei carona em sua idéia e decidi escrever aqui, nesse blog, um pouco da minha visão sobre isso que acabei de relatar. Mas vou trocar o termo "insensatez" por "emburrecendo".

Gente! Essa palavra, "emburrecendo", não existe no pai dos burros, o.k.?

A anti-cultura, o empobrecimento do espírito humano, a insensatez e a burrice mesmo!, estão, cada dia mais e mais, aflorando em nosso meio sócio-cultural. Não é tão difícil assim ver cenas de pessoas brigando por coisas aparentemente insignificantes ou mesmo tentando "levar vantagem" sobre determinado fato, sem se importar se aquilo irá ou não afetar outras pessoas. É o espírito da individualidade (insensatez) humana, ou do egoísmo, que cresce vertiginosamente em nosso meio.

As pessoas de hoje também não gostam muito de ler. E se lêem, não sabem interpretar o texto que têm nas mãos. Isso contribui, e muito, para a preguiça mental e consequentemente para a "emburrescência".

Por isso, talvez, essas mesmas pessoas prefiram um filme dublado ao legendado. Fica mais fácil de ouvir do que ler. Alguns alegam que não conseguem acompanhar a legenda, porque não enxergam bem ou porque simplesmente não conseguem mesmo ler e ver as cenas ao mesmo tempo.

Ou eu sou um superdotado que consigo trabalhar com os dois heminsférios do meu cérebro ou as pessoas estão ficando cada dia mais incultas. Ah! Um aviso para a galera que não enxerga bem.. Já ouviram falar em oftalmologista?

O pior é que esse vício pernicioso do não gostar de ler e buscar informações acaba sendo passado de geração em geração. Pais que não têm o hábito da leitura ou o estímulo do raciocínio, passam à frente os seus vícios. Isso acaba se tornando uma "bolinha de neve", em que passam-se os anos e as mesmas idéias fluem também.


Não sei se posso nutrir alguma esperança ao final desse caminho, porque, posso até estar delirando um pouco no que vou dizer, vejo alguns políticos com grande interesse na manutenção desse vício (gostei dessa colocação!) do não saber na população. Como assim? Simples... Educação caótica em que todo mundo passa mesmo sem a aprovação do professor; desrespeito ao próximo; falta de cultura, principalmente nas áreas de maior carência social; descaso e a ávida, quase visceral, vontade do povo de levar vantagem em tudo. Some tudo isso ao descaso dos governantes, que fazem vista grossa para tudo o que não lhes interessa. A falta de cultura impede o raciocínio, que impede o questionamento. Sem questionamento impera a passividade e a aceitação. Lutar contra esse sistema governamental decrépito e totalmente volado para interesses próprios, é dar soco em ponta de faca. Dói pra caramba!




Sinceramente... O mundo está "emburrecendo!"