Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







sexta-feira, 30 de abril de 2010

O IMPÉRIO DA FARINHA



Você já reparou que quase tudo que a gente consome tem farinha de trigo, ou seja, contém glúten?

Você não acredita? Então pense em alguma coisa que você mais gosta de comer e leia nas letrinhas miúdas, que normalmente vêm atrás da embalagem, você vai ver que aquela delícia contém glúten.


Existem muitas pessoas que têm intolerância ao glúten, mais até do que imaginamos, e o glúten é uma substância que está presente na maioria das farinhas e derivados. Pessoas que têm uma predisposição genética ao glúten, podem deselvolver uma doença chamada "Doença Celíaca".

Mas o que vem a ser essa doença?

A doença celíaca se manifesta normalmente na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, e se caracteriza por um aumento do volume abdominal nas crianças, desnutrição e atrofia dos glúteos (do bumbum). Isso ocorre devido a uma alimentação rica em glúten, que está presente em alimentos como: papinhas engrossadas com farinha, biscoitos, pães, sopinhas de macarrão etc). Mas também pode acometer o adulto em qualquer idade.


Recentemente, eu e minha esposa cortamos drasticamente o glúten de nossa dieta e começamos a perceber as alterações positivas que estão acontecendo em nosso corpo. Em uma semana, por exemplo, sem redução drástica da quantidade de alimentos, apenas com o corte do glúten, ela perdeu em média 1 kg e 1/2. O resultado mais visível, segundo as pesquisas, se dá por volta do segundo ou terceiro mês de dieta sem glúten.

Mas infelizmente existem aquelas pessoas que dizem que não "conseguem viver" sem seu chopinho ou sua pizza. Tudo bem, o. k.! Então, gente, não fique lamuriando por não conseguir perder peso, nem tentando achar um culpado para sua preguiça, porque o problema não está em sua alimentação propriamente dita. O problema, nesses casos, estáItálico sim dentro de sua cabeça preguiçosa.

Carnes (brancas ou vermelhas), legumes, raízes, vegetais, frutas e uma boa atividade física são fatores importantes na vida de quem procura bem estar e principalmente saúde. Ingerir líquidos - água, principalmente - e respeitar o intervalo antes e depois da alimentação, também é uma boa dica para quem quer perder peso e gozar de boa saúde. Corte sua janta! Você não vai morrer se não comê-la... Substitua-a por uma boa e rica salada de frutas ou mesmo vitaminas. O jantar é um hábito que as pessoas têm desde muito, muito tempo. Decrete greve ao pão, ao macarrão, aos bolos feitos com farinha. Procure dicas na internet , elas estão ali para que você possa pesquisar e extrair todas as informações de que necessita.

E lembre-se, quando for espetar seu garfo naquela macarronada do restaurante italiano, saiba que no dia seguinte sua barriga ceramente estará inchada e cheia de gases... o glúten faz isso, sabia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário