Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







domingo, 25 de abril de 2010

COLHENDO BONS FRUTOS


Certa vez, um pedreiro que estava prestes a se aposentar, foi solicitado por seu patrão que veio lhe pedir que construísse uma última casa. Não tendo como recusar o pedido, afinal ele sempre fora um ótimo patrão, o pedreiro então aceitou esse último serviço. Mas não o fez de bom coração, afinal, já estava cansado de tanto trabalhar naquele ofício. Usando materiais de qualidade inferior, que instruiu seu patrão a comprar, ele finalmente ergueu displicentemente o imóvel. Assim que entregou sua última obra, ele foi conversar com seu patrão e pegar a tão desejada apodentadoria. Para sua surpresa, o patrão não só lhe deu a apodentadoria como também uma chave, dizendo: “Essa casa é uma surpresa que guardei. Ela é um presente que gostaria de dar a você”.
Envergonhado por ter feito uma obra de tão má qualidade, ele apanhou as chaves das mãos do seu patrão e seguiu para sua casa, cabisbaixo. “Puxa, se soubesse que a casa que iria fazer seria minha, eu teria usado materiais de melhor qualidade”, pensou ele, desolado.
A vida é mais ou menos assim. A gente às vezes contrói coisas erradas para nossa vida e depois fica se lamentando por não termos agido de forma diferente, de uma forma correta. Agir com sabedoria e inteligência em nossa vida é como plantar uma árvore frutífera num bom solo. Suas raízes se nutrirão bem e o frutos que iremos colher serão de boa qualidade.
Somos todos falhos, isso é um fato, e portanto passíveis de erro. Errar de forma inconsciente é uma coisa. Porém, errar de forma consciente é outra coisa, é agir como o pedreiro da história anterior. É construir um alicerce fraco que irá ruir com o mínimo impacto. Aprender com os nossos erros é uma forma de equilibrar os nossos acertos. Jamais devemos usar os nossos erros para nos tornarmos vitimistas e ficar se lamuriando por uma vida toda. “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”, diz um provérbio chinês, que se aplica muito bem ao que quero fazer-me entender.
Procure agir mais com a razão. Seja consciente naquilo que irá se propor a fazer. Caso contário, você irá colher frutos de péssima qualidade, ou pior, verá sua árvore perder as folhas, secar e ao fim morrer. E jamais terá o prazer de ter tido a oportunidade de saborear um fruto sequer de sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário