Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







terça-feira, 10 de abril de 2012

RENASCER




















A única certeza da vida é a finitude. Todos nós, de alguma forma, e em algum dia da nossa vida, iremos morrer. E isso assusta, por mais certo que estejamos disso. Mas, e depois? Como é que fica?
Não fica...
Já tive uma experiência de quase morte, palavra também conhecida como E.Q.M. (experiência de quase norte), e posso garantir que não é nada agradável.
Mas morrer não é o tema que eu quero abordar aqui. O que quero é o que vem depois dele: o renascimento.
O que é renascer? Alguns dizem que é uma nova vida que ressurge após o término de uma vida anterior. Simples assim. Outros, porém, gostam de filosofar afirmando que o renascimento é a certeza de uma nova esperança, de novos tempos e de novas experiências pelas quais todos nós iremos repetir nessa nossa nova vida.
Sabe o que eu penso?
Eu penso que renascer é uma nova oportunidade que a gente tem para poder recomeçar do ponto de onde nós paramos. Uma espécie de boot do nosso espírito. Não é necessariamente como um "carma", como alguns acreditam existir. Eu não acredito em "carmas". Não posso aceitar simplesmente que temos um preço a se pagar no presente por algo que supostamente no passado nós cometemos de errado. Acho isso, no mínimo, injusto! Ter que pagar no presente por algo que a gente nem mesmo sabe se cometeu numa outra vida que ficou lá atrás... Sério?
Creio que renascer é ser gratificado com o maior de todos os presentes: a VIDA. É mais ou menos como colocar um par de óculos novo para poder enxergar melhor os nossos erros passados (dentro dessa mesma vida), para não os cometermos novamente no presente sem ter que pagar um preço salgado por eles. 
Uma nova oportunidade? Sim, uma nova chance.
Renascer é deixar para trás algumas arestas que foram mal podadas. É olhar para nosso próprio reflexo no espelho sorrindo por estar ali olhando de volta para nós mesmos. Olha eu ali.
Pois é... eu renasci de verdade. Tive novamente aquela rara oportunidade que poucas pessoas têm para consertar (ainda mais) aquilo que eu fiz errado, e, quem sabe, dessa vez acertar nas minhas escolhas e decisões. Rever os conceitos. Tomar mais atitudes, talvez (ou menos atitudes em alguns casos). Renovar as amizades e fortalecer as que sobreviveram - ou as que realmente mereçam minha preocupação - como eu sobrevivi. Isso, obviamente, sem medo de errar de novo.
Se eu errar? Bom, ao menos eu voltei para tentar de novo.
Vai saber?




Nenhum comentário:

Postar um comentário