Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







quinta-feira, 12 de abril de 2012

INTELIGÊNCIA X SABEDORIA


"Quando um verdadeiro gênio aparece no mundo, é imediatamente reconhecido por este sinal: os medíocres se unem contra ele."(Jonathan Swift - escritor irlandês: "As Viagens de Gulliver")

Conheço pessoas que são inteligentes. São tão inteligentes que chegam ao ponto de decifrar enigmas que eu nem mesmo perco meu tempo em sequer tentar entendê-los. Outras pessoas, essas então, escrevem livros maravilhosos que prendem a minha, a nossa, atenção. Memorizam números como se fossem verdadeiros computadores humanos! Conheci uma vez uma garota que tinha a capacidade de memorizar os números dos registros dos médicos (CRM) associando-o ao nome do profissional. Quando recebia no laboratório (local onde trabalhava) algum pedido de exame, ela rapidamente memorizava o número e nome sem fazer força. Citava os números e o respectivos médicos e raramente errava um deles.
 

Pessoas assim são providas do que chamamos "inteligência natural",ou seja, elas têm a capacidade de guardar informações como se fossem verdadeiros computadores. 
E o que as difere daquelas pessoas ditas "sábias"? 
Ah-ha, um sutil e importante detalhe diferencia esses dois grupos de pessoas.
Pessoas sábias são, por natureza, pessoas inteligentes. Porém, pessoas inteligentes não necessariamente são consideradas pessoas sábias.
Sabedoria é um dom que nasce com a pessoa que a possui, independentemente de inteligência ou saber. Para se tornar uma pessoa inteligente existe centenas de possibilidades como: ler bastante, ouvir conselhos, treinar a mente com técnicas de aperfeiçoamento do raciocínio e memorização, nutrir hábitos sadios, conversar, estudar... isso só para se ter uma pequena ideia de como nossa mente pode ser "turbinada". Mas para se tornar um sábio..., aí a coisa muda completamente de foco.
 

Já ouvi dizer que "a experiência de vida torna a pessoa sábia". Ba-le-la! Conheço pessoas com o dobro da minha idade que de longe tem a sabedoria de uma pessoa mais jovem do que eles. Idade não é o passaporte da sabedoria. Idade é simplesmente envelhecer na vida. Existem pessoas que simplesmente passam na vida. Essas pessoas eu apelido de "mentes preguiçosas". Existem, porém, pessoas que aprendem com a vivência. E é esse último grupo de pessoas que então eu apelido de "pessoas sábias".
Sabedoria é um dom natural não conquistado.
Inteligência é um dom construído.
Quando um sábio procura a inteligência, ele então torna-se um ser único.
 
Uma vez o professor Albert Einstein disse: "a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original". Sábias palavras de uma pessoa inteligentíssima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário