Você sabia que...

"O ator usa a mentira para expressar a verdade. O político usa a mentira para esconder a verdade."







domingo, 18 de abril de 2010

ENVELHECENDO

Olho no espelho e noto que alguns vincos surgem no canto dos olhos. Quase todos os amigos e amigas que antes topavam uma balada, hoje se desculpam de não poderem ir por causa dos filhos e até mesmo netos!
O antes tão ouvido "garoto" começa agora a ser substituído por "tio", dito pelos que estão começando a viver. O tempo é cruel. Não para nunca e não dá chances de a gente ficar um pouquinho mais de tempo com aquela cara de dezesseis ou dezessete aninhos que nós tínhamos.
Alguns mais otimistas dizem: "o que conta é a experiência de vida!", mas, puxa vida, eu conheço pessoas que têm quinhentos anos à minha frente e nada sabem sobre a vida.
O silêncio da vida vem com a idade avançada, assim como a paciência se vai também. Os ossos se quebram mais facilmente e a memória já não é mais tão boa assim. A visão?, pra que tê-la integralmente, se o que iremos ver no espelho é a degradação do tempo sobre nossa pele? Os cabelos...? ah!, os cabelos... Esses nem mais iremos nos lembrar, pois começarão a ficar alvos e ralos. Nos tornaremos um Sansão depois de Dalila.
E a vida segue.
Pessoas envelhecem solitárias. Pessoas envelhecem cercadas pela família, mas todas elas envelhecem.
O final dessa história todos um dia irão saber, porque todos caminham por uma única via que tem um fim igual. O relógio faz tic tac. O coração bate já cansado, se arrasta. As memórias já não condizem com o mundo atual, ficaram no passado, mortas pelo tempo que nunca parou. Os ídolos que existiram no passado, se repetem numa nova roupagem. A luta pela eterna juventude é limitada. Esbarra no alto preço das pesquisas que se traduzem em tratamentos milagrosos, igualmente caros, para tentar resgatar um mínimo de dignidade pessoal e auto-estima pessoal.
Envelhecer não é apenas um fator físico. Envelhecer é um fator psiquico, onde devemos buscar as melhores soluções para esse nosso envelhecimento mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário